Página inicialArtigos & DicasArtigos → O uso de creme dental na infância

O uso de creme dental na infância

21/09/2009 - 15:59:34

 

Como devo realizar a higiene bucal do meu filho?

O modo de higienização bucal dependerá da idade do seu filho. No recém-nascido, a limpeza deve ser realizada com uma gaze ou fralda embebida de água filtrada, a fim de remover os resíduos do leite. Com o surgimento dos primeiros dentes, deve-se utilizar uma escova dental infantil sem creme dental ou pasta dental sem flúor.

Qual o creme dental que se deve usar?

A pasta de dente com flúor (vide na embalagem do produto) só poderá ser utilizada quando a criança souber cuspir completamente o seu excesso, ou seja, por volta dos três ou quatro anos de idade. Antes disso, só a pasta sem flúor.

Qual a quantidade de pasta que deve ser colocada na escova?

Embora, hoje, na mídia, a publicidade dos cremes dentais orientem, erroneamente, o modo de colocação da pasta no sentido logitudinal (escova amarela), o ideal é o uso da técnica transversal, ou seja, a quantidade de um grão de ervilha (escova rosa). Além disso, recomenda-se manter as pastas fora do alcance das crianças e a supervisão dos responsáveis durante a escovação dos filhos, pois as pastas comercializadas, atualmente, contêm sabores atrativos às crianças, estimulando a sua ingestão.

Qual a ação do flúor nos dentes?

O flúor é utilizado como agente terapêutico na prevenção da cárie dentária; graças ao seu uso, houve um declínio na prevalência da doença cárie. Porém, com a ingestão de flúor em excesso, vem-se aumentando, significativamente, a fluorose.

O que é a fluorose? Como ela se manifesta?

A fluorose dentária é um defeito qualitativo do esmalte dental, devido ao aumento da ingestão de flúor durante a fase de formação dos dentes. Com a ampla distribuição e consumo de flúor, através de várias fontes, como água, sal, sucos, refrigerantes, cereais matinais, salgadinhos, vitaminas e medicamentos com flúor, pasta dental, bochechos e aplicação tópica de flúor, surge também a grande preocupação da alta ingestão de concentração de flúor, durante a formação dos dentes, o que acarreta a fluorose. Esta pode se manifestar desde seu grau mais leve, em linhas ou manchas brancas até um grau mais avançado, em que ocorrem manchas amarronzadas e a perda de porções de esmalte dental.

Que tipo de flúor o meu filho deve utilizar?

O cirurgião-dentista analisará criteriosa e individualmente as fontes de ingestão de flúor e o risco da doença cárie, podendo, assim, orientar ao responsável o método mais seguro e racional do flúor para a prevenção da cárie e da fluorose dentária.

ORIENTAÇÕES SUGERIDAS POR PRISCILLA TORRES TAGAWA - Especialista
em Odontopediatria; Mestranda do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade
de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual Paulista.

Técnica longitudinal (escova amarela). Técnica transversal (escova rosa).


Artigos


Dicas


BOCAS

Jornal informativo da Fried:

Mapa

R. Afonso Pena, 128 loja B - Tijuca.
20270-245. Rio de Janeiro. RJ.
Fone: (21) 2284-5242 - 2567-8555 - 3264-0304

Todos os Direitos Reservados 2009