Página inicialArtigos & DicasDicas → Dicas para uma boa higiene oral

Dicas para uma boa higiene oral

21/09/2009 - 15:31:37

Uma boa higiene oral e alguns cuidados básicos podem garantir-lhe dentes e gengivas saudáveis por uma vida inteira. Pessoas com mais idade ficam com os dentes mais sensíveis e vulneráveis a problemas dentários, como cáries e gengivites. A  partir dos 50 anos,as  retrações gengivais, os problemas periodontais, as perdas ósseas e as infiltrações de cárie por baixo de antigas obturações contribuem para afetar a saúde bucal, aumentando o número de casos de perdas ósseas e perdas dentárias. É nesta fase que os cuidados com os dentes devem ser redobrados.Conheça os problemas mais comuns nessa faixa etária:

Cáries

Pessoas de todas as idades podem ter cáries,  porém a natureza do problema muda conforme a faixa etária. Aos 50, as cáries em torno de restaurações antigas, as infiltrações,  se tornam mais comuns  e  para combatê-las o ideal é sempre ir ao dentista e radiografar a cada 6, 8 meses .
A cárie na raiz do dente acontece quando a gengiva retrai, expondo a superfície mais permeável  do dente, a raiz, que é mais suscetível à cárie do que o esmalte dentário.

Sensibilidade dentinária

A sensibilidade dentinária ocorre com a retração gengival, que deixa exposto ao meio bucal um pedaço da raiz dentária  sem cobertura de esmalte.Essas sensibilidades se manifestam quando o dente entra em  contato  com ar, água, alimentos duros, alimentos gelados, ácidos , doces,  e podem ser muito desconfortáveis e irritantes.As retrações gengivais são parte do envelhecimento bucal e na sua maioria são indolores. Se seus dentes estiverem muito sensíveis, é aconselhável usar um creme dental para dentes sensíveis.  Nos casos mais severos, uma maior avaliação do nervo dentária deve ser proposta.
Como as doenças gengivais são reversíveis em seus primeiros estágios, é importante diagnosticá-las o mais cedo possível.Aas consultas periódicas garantem o  diagnóstico e o  tratamento precoce é a base da prevenção contra a perda dentária.

Boca seca

As pessoas mais velhas se queixam frequentemente de  boca seca.Esta condição – chamada de xerostomia – acontece quando o fluxo de saliva se reduz muito. A causa pode ser o uso de diversos medicamentos (anti histaminicos, antidepressivos, e outros) ou ainda a realização de radioterapia na cabeça ou no pescoço.
A saliva é necessária para lubrificar a boca, ajudar a eliminar restos alimentares e neutralizar os ácidos produzidos pela placa dental. Se não cuidada, a xerostomia pode levar a uma sucessão de novas cáries.
Se você suspeita ter este problema converse com o seu dentista, ele pode receitar o uso de saliva artificial e produtos com flúor, que ajudam na prevenção das cáries.

Doenças causadas ou não pela idade

Enfermidades preexistentes (diabete, problemas cardíacos, câncer) podem afetar a saúde da sua boca. Converse com o seu dentista sobre quaisquer problemas de saúde existente para que ele possa ter uma visão completa da situação além de ajudá-lo de forma mais específica. É muito importante para pacientes portadores de doenças gerais a conservação da saúde bucal.

Mais idade significa menos dentes?

Não. Hoje os adultos com mais idade estão mantendo sua dentição natural por mais tempo devido aos avanços científicos e os incentivos aos cuidados com a promoção de saúde oral. Uma pesquisa realizada pelo “National Institute of Dental and Craniofacial Research, USA”, mostrou que pessoas entre 55 e 64 anos estão perdendo 60% menos dentes desde 1960.
Uma boa higiene oral e cuidados dentários permanentes são importantes durante toda a  vida, independente da  idade. A higiene diária com escovação e fio dental mantém a boca livre de cáries e de doença periodontal. O resultado é a manutenção da saúde dos  dentes por toda a sua vida.

Ao sucesso!

Enfim, para se chegar à terceira idade com dentes bonitos e saudáveis são necessários alguns cuidados básicos e constantes durante a infância, juventude e maturidade: uma boa escovação após as refeições, o uso de fio dental além de visitas regulares ao dentista são essenciais para a saúde bucal.
Os cuidados com a saúde bucal em casa precisam ser permanentes.É  recomendado  escovar os dentes três vezes ao dia com um dentifrício contendo Flúor, e limpar bem entre os dentes uma vez ao dia com fio dental associado a  escova interdental.